SECRETÁRIA DE SAÚDE DE NOVA FLORESTA REBATE GENTIL PALMEIRA FILHO

Na tarde desta terça-feira(28) a Secretária de Saúde de Nova Floresta ,  Solange Medeiros   rebateu as informações compartilhadas nas redes sociais  onde o Secretário de Saúde de Cuité Gentil Palmeira Filho  tinha conseguido uma unidade do SAMU para Nova Floresta .  “  A informação não é verídica , na realidade existe uma seqüência de inverdades : Primeiro ele não conseguiu uma unidade do SAMU para Nova Floresta e segundo o gestor ( Meu Louro) não tinha como recusar o convênio que nunca existiu” alfinetou. 


No inicio da semana o assunto virou polêmica na princesinha do Curimataú [ Nova Floresta] que o Sr. Gentil Palmeira ,Secretário de Saúde da cidade de Cuité ,  tinha conseguido uma ambulância do SAMU para Nova Floresta no entanto o prefeito João Elias  teria recusado receber o convênio.  

Em conversa com o Blog , a Secretária  Solange Medeiros esclareceu o que segue : Em primeiro lugar Gentil não responde pela pasta de Secretário de Saúde de Nova Floresta, ele responde pela cidade de Cuité, para assinar um convênio primeiro faz adesão ao programa isto quando o município estar inserido no plano de ação regional de atenção as urgências, Cuité é uma cidade polo, onde foi contemplada com a base do SAMU, para dar assistência também a cidade de Nova Floresta.

Segundo a secretária Solange Medeiros , no Corrente ano foi realizado pela Câmara Técnica e CIR (Comissão Intergestora Regional) representada por 12 municípios da região, o Plano de Ação Regional da Rede de Atenção as Urgências, onde foi inserido o município de Nova Floresta, representado por ela [  Solange ] , visto que o município de Nova Floresta tem grande número de ocorrência precisa-se melhorar a rede de urgência na região.

O plano vai ser apresentado a CIB (Comissão Intergestora Bipartite) que é um colegiado de instância estadual, que pactua sobre negociação, organização , direção e gestão de saúde no âmbito de estado, que temos o COSEMS ( Conselho de Secretários Municipais) como nosso representante no colegiado de CIB.

“ Quando assumi a pasta de Secretária de Saúde de Nova Floresta , fui até a SES (Secretária Estadual de Saúde do Estado ) para procurar saber se estávamos  inserido no plano de urgência, mas fui informado que não, tendo Cuité como sede” disse Solange.

Ainda a respeito da polêmica o secretário de Saúde de Cuité não tem poder para isso , também não é verdade a informação repassada  que a sugestão partiu dele  [ Gentil]  para que uma unidade do SAMU fosse contemplada para Nova Floresta .

“ Para que fique claro que não procede tal informação, assim desfazendo toda inverdade, que todos saibam que somos regidos por portarias ministeriais que define diretrizes para implantação do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU), NÃO SE GANHA PRESENTES ASSIM TÃO FÁCIL, existe protocolos a se seguir”.completou Solange. 

Na verdade o  Secretário de Saúde de Cuité , tentou tirar de foco a má gestão dele à frente da secretaria de Saúde de Cuité . O serviço de Saúde de Cuité por bastante tempo entrou em colapso ,  a rede básica de saúde não tem  funcionado , por falta de estrutura para obstetrícia mulher morreu de parto , bebê tem morrido e em muitos casos  a ambulância do SAMU tem sido a maternidade.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Falou pouco ,mais falou bonito,ou melhor,falou tudo o que a população está passando aqui em cuite ,falta de comprometimento com as pessoas que precisam do serviço de saúde do nosso município.um novo tempo se aproxima!!!!

    ResponderExcluir
  2. Falou pouco ,mais falou bonito,ou melhor,falou tudo o que a população está passando aqui em cuite ,falta de comprometimento com as pessoas que precisam do serviço de saúde do nosso município.um novo tempo se aproxima!!!!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre esta publicação.