A PRE/RJ NA MIRA NOS REGISTROS DE CANDIDATURAS DE FICHAS SUJAS

Ilustração de um político em um púlpito discursando com o dedo apontado para cima. Na cabeça do candidato, há um saco com buracos para os olhos. Nessa imagem há marcas de sujeira. Mãos de jornalistas com microfones e gravadores cercam a imagem. Texto inserido no post: "Político ficha suja não pode se candidatar. Se registrado, terá candidatura impugnada". Selo da campanha MPF por uma Disputa Justa - eleições 2016



A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) quer evitar que candidatos “fichas sujas” obtenham registro de candidatura nas próximas eleições. Para isso, a PRE/RJ emitiu orientação normativa à Promotoria Eleitoral recomendando o uso de um módulo do programa Sisconta Eleitoral que permite identificar candidatos inelegíveis ainda durante o período de inscrição de candidaturas.

Com este módulo, conhecido por pesquisa livre ou RADAR, os promotores eleitorais poderão pesquisar os candidatos inscritos não só pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF), mas também por variações de seu nome. Assim, até aqueles registrados sem número de CPF poderão ser identificados e ter a sua candidatura impugnada, se forem identificadas irregularidades.

“Esse sistema desenvolvido pelo MPF e disponibilizado aos promotores estaduais se constitui em uma das ferramenta mais importantes no combate à candidatura de 'fichas-sujas', por ocasião dos registros de candidaturas”, afirma o procurador regional eleitoral Sidney Madruga.

O Sisconta Eleitoral é um programa de registro de candidaturas que, entre outras funções, reúne dados de pessoas condenadas com base em informações de dezenas de órgãos ligados à administração pública em todo o país. Desenvolvido pela Procuradoria Geral da República em 2012, este ano o programa estará disponível também para acesso direto dos promotores eleitorais, o que facilita o levantamento de candidaturas irregulares.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES)

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.