HOJE 17 : CUITÉ COMPLETA 248 ANOS E DE PRESENTE A INSERÇÃO NO MAPA DO TURISMO DE AVENTURAS

Cuité completa 248 anos de fundação, o que necessário avançar no seu desenvolvimento a começar pelo turismo regional. Com o novo Mapa do Turismo da Paraíba, o deputado Charles Camaraense disse que para avançar é preciso visualizar o turismo compartilhado, integrado na região e não criar competitividade entre municípios. 


O Ministério do Turismo reduziu o Mapa de Turismo na Paraíba para 45 municípios dentro de novas diretrizes estão no mapa da Rota Aventuras nas Serras os municípios de Cuité, Nova Floresta e Araruna . Será necessário  união  para fomentar o turismo regional. Para avançar no turismo de aventuras é preciso adotar posturas de proteção ambiental , não se pode vender imagens de queimadas em lixão e de agressões aos recursos hídricos. 

Agora os recursos federais para o turismo 90 % serão destinados para os municípios que constam no mapa como prioridades de acordo com seus projetos.  Apesar da sua beleza o município de Picuí ficou de fora. 
  
O deputado Charles tem contribuído efetivamente com o avanço do turismo de Cuité, com resgate do folia de rua no interior  bem como foi autor da Lei 10.527 de 09 de Outubro de 2015 sancionado pelo Governador Ricardo Coutinho que incluiu o espetáculo da Paixão de Cristo em Cuité no maior teatro ao ar livre no Olho d´água da Bica no Campus UFCG Cuité, dentro no Calendário Turístico do Estado da Paraíba.   

“ É preciso fomentar o Turismo compatível com nossa região , as nossas riquezas naturais deve ser exploradas com turismo de aventuras , dar continuidade o que vem dando certo como  o Folia de Rua e a Paixão de Cristo , atrair atividade de esportes radicais para a região  “. Disse o deputado.

Araruna com sua Pedra da Boca deverá receber muito mais turistas , em Cuité a Pedra da Mijona  ideal para o rapel , entre outras riquezas naturais que precisam ser descobertas. 

Não podemos ficar querendo entrar no céu a força  ,  a exemplo dos caminhos do frio . Ao invés de pensarmos isoladamente querendo entrar no projeto da região do Brejo  , temos um imenso potencial regional que se pode unir e criar seu próprio fórum e movimentar a cadeia de turismo.

É fundamental criar o fórum regional de turismo  , uma vez que muitos municípios estão inadimplentes   ( CADIN) para receber recursos federais ( Mtur ), assim com o fórum ( ong´s ou associações ) dos municípios com CNPJ independente é capaz de atrair recursos. 

A união dos municípios será fundamental para explorar as potencialidades em cadeia , temos que resgatar a festa do Maracujá em Nova Floresta ; atrativos na agricultura familiar  o município produz o maior jerimum gigante na Paraíba . 

Perdemos o  Fest Frut em Cuité por falta de prestação  de contas junto ao Mtur , é preciso um novo tempo , não se pode fazer mágica com dinheiro público  . O projeto Trilhas da Serra em Cuité  , ainda anda se arrastando por bastante tempo por falta de um olhar especial do pode público municipal e estadual , uma simples demanda do projeto  para adquirir um quiosque  ( espaço) para divulgar a cidade não é capaz de ser atendido.  

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.