MOVIMENTO ESTUDANTIL (JUVENTUDE) NÃO DIALOGA COM O VELHO PMDB

O  Movimento Estudantil Brasileiro tem hoje grandes tarefas : 1) Resistir contra o retrocesso dentro da Educação Brasileira ; 2)Lutar pela democracia ; 3) Construir e defender um Projeto Popular para Educação . 

A  educação é vista como mercadoria , o que se traduz em um ensino de má qualidade longe dos  anseios da população . 

 É inegável que os programas de governo , tipo : Programa Universidade para Todos (PROUNI) E Fundo de Financiamento do estudante do Ensino Superior  (FIES) promoveram um aumento significativo do número de jovens  na Universidade. Criados no inicio dos anos 2000 estes programas se preocuparam em garantir as vagas dado que uma parcela da classe trabalhadora  que não teve o acesso anteriormente tem hoje a entrada no ensino superior. 

Pois bem , o desmonte no Governo atual do PMDB (Temer) em poucos meses de interino afronta os ideias da juventude , do futuro da nação.  Assim qualquer jovem que se diz ser do movimento estudantil alinhado a partidos como o PMDB que incapaz de vencer nas urnas de forma democrática instaura o golpe no Brasil.

Uma pauta acima de tudo transversal  e apartidária , contudo longe de siglas partidárias da velha direita do PMDB e PSDB .   Em anos recentes a juventude conquistou uma posição de destaque na agenda nacional. 

No campo das políticas públicas específicas para este segmento social, considera-se que o país conquistou alguns avanços. Dentre os avanços, cabe destacar o arranjo institucional criado a partir de 2005 no âmbito do governo federal, que inclui a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e os programas específicos para os jovens, notadamente o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pro Jovem), carro-chefe da política nacional de juventude.

 E a aprovação do Estatuto da Juventude, que dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE (BRASIL, 2013, art. 1º).
Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.