UM RAIO -X DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NA PARAÍBA

Partido que conquistou o maior número de prefeituras nas eleições municipais, o PSB que tem a frente o presidente de honra o governador Ricardo Coutinho lidera o ranking das prefeituras na Paraíba, porém seus aliados perderam nos maiores colégios eleitorais.


A mudança no quadro regional foi causada pelo avanço do PSDB, que se consolidou na liderança em Campina Grande com maioria expressiva contra o PMDB ( Veneziano)  bem maior que o PSD de Luciano Cartaxo na Capital  ( eleições decididas no primeiro turno ).  

Na região metropolitana aliados do Governo do Estado também perderam as eleições (Bayeux, Santa Rita e Cabedelo).  No sertão saiu vitorioso em Sousa com PSB e em Patos o governo não entrou na campanha de Nabor que perdeu o pleito.

  No litoral conseguiu uma vitória histórica com Márcia Lucena (PSB) quebrando a oligarquia impregnada na cidade de Conde.  Em Pedra Lavrada outra derrota com apoio ao presidente da FAMUP Tota Guedes que invocava no palanque “Advogado Fiel” para operar em seu favor, não foi ouvido pelo eleitor.  

Na região do Curimataú saiu vitorioso em várias cidades entre elas Cuité, Cubati e Nova Floresta. Perdeu em Picuí junto com o grupo dos Germanos ( deputado Buba), porém a vitória do petista Olivânio contra o candidato do Governo se deu a quatro mãos por pessoas contra o golpe, não tendo interferência do clã  cunha lima que não apareceu na cidade durante a campanha.  

Nesse cenário atual se desenha uma disputa para o governo em 2018 entre três forças Cássio Cunha Lima ( saiu mais fortalecido neste pleito), Zé Maranhão com PMDB indicando a vice na  capital e  o PSB do Governador. 

O governador tem uma vaga tranquila para o senado, no entanto para fazer seu sucessor em 2018 apesar da máquina nas mãos e ter feito a melhor gestão pública no Brasil a frente do executivo é preciso colocar seu candidato embaixo do braço desde já para não deixar de última hora a indicação de um nome sem capital político, há não ser que a receita que foi usada até agora para a Capital não tenha dado certo, possa dá certo para disputar o pleito estadual. 

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é Presidente da Asssociação de Moradores no Condomínio Valparaíso no Bessa, em João Pessoa, com ampla participação nas comunidades ao redor e locais do Bessa, faz a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas socias, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.