MANIFESTAÇÃO CONTRA A VAQUEJADA SERÁ DOMINGO (27) EM JOÃO PESSOA

A  manifestação de repúdio a aprovação da Projeto de Emenda Constitucional (PEC) – 50/16, que regulamenta a realização de vaquejadas no país também será realizado na capital paraibana ,  domingo (27) no Busto de Tamandaré.

Contrárias aos maus tratos e exploração animal, dezenas de pessoas vem se mobilizando pelo protesto, nomeado como Manifesto Contra Vaquejada e Rodeios Cuiabá. Pelo Facebook, o evento conclama a população à aderir a causa.  

O manifesto nacional "Crueldade Nunca Mais ", alega que a aprovação da nova PEC é um golpe ao STF e vai colocar a volta de atividades que era consideradas “culturais” então proibidas como rinhas e farras de bois. 

O projeto

Em defesa da vaquejada, três projetos (PLS 377/2016, PLS 378/2016 e PLC 24/2016) classificam a atividade como patrimônio cultural brasileiro e uma proposta de emenda à Constituição (PEC 50/2016) assegura sua continuidade, desde que regulamentada em lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.

Autor da PEC, o senador Otto Alencar (PSD-BA) quer encerrar a controvérsia em torno da vaquejada incluindo no texto constitucional permissão para “as práticas culturais de natureza imaterial que integram o patrimônio cultural brasileiro e comprovadamente não submetam os animais à crueldade”.

Ele também é relator de um dos projetos sobre o tema (PLC 24/2016), que reconhece o rodeio e a vaquejada como manifestações culturais nacionais e patrimônios culturais imateriais.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. É um absurdo inaceitável a violência e os abusos que os animais são submetidos à sofrer, apenas pra alimentar o ego ganancioso de gente ignorante; estamos vivendo novos rumos e certas tradições que provoca o cansaço e dor contra os mais fracos e irracionais tem que serem mesmo barradas pela justiça. Se querem rodeios e vaquejada? Amarrei seus próprios testículos e também sinta as esporas na própria pele!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre esta publicação.