18 DE DEZEMBRO - 80 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CUITÉ

O professor Jônatas Rodrigues Pereira , conta a história de acordo com estudos  sobre a  data de emancipação política de Cuité. Veja na integra sua postagem :



Olá amigos do HISTÓRIA DE CUITÉ. Hoje venho prestar minha homenagem a uma data muito especial. Neste dia 18 de dezembro de 2016 completa-se 80 anos do Decreto Lei Estadual de número 99, sancionado pelo então Governador Argemiro de Figueiredo, restaurando o município de "Serra do Cuité". Pouca gente sabe desta importantíssima data municipal.

Desde 29 de outubro de 1904 quando a Comarca e a sede municipal forma transferidas para a então "Villa de Picuhy" (Picuí). Sendo assim para decepção de seus moradores, Cuité perdeu seu status de vila, sede da comarca e municipal, transformando-se em apenas um "Distrito de Paz" subordinado a Picuí, agora sede municipal.

A emancipação política de Cuité foi sendo fruto de um movimento popular, onde se destacaram Jeremias Venâncio dos Santos, João Venâncio da Fonseca, João Theodósio da Silva, Basílio Magno da Fonseca, padre Luiz Santiago, Rivaldo Silvério da Fonseca, Benedito Venâncio dos Santos, Jovino da Costa Pereira e Pedro Viana da Costa Pereira, este último que seria o Prefeito constitucional do novo município, desde 1900, quando foi abolido o cargo de Prefeito Municipal. O último prefeito municipal antes da transferência para Picuí em 1904, tinha sido seu tio, ou seja, Thomaz Soares da Costa Campos*. 

A data da oficialização da emancipação política do Decreto número 99, foi 25 de janeiro de 1937, data esta comemorada como a "independência" cuiteense.  

No ano seguinte (1938), por força do Decreto Lei Estadual n° 1.164, o referido município teve seu nome simplificado para CUITÉ, sendo constituído por dois distritos: o da sede e o de Santa Rosa.
Por isso presto esta singela homenagem neste painel a esta importantíssima data marcante HISTÓRIA DE CUITÉ.

*Poucas pessoas sabem mas Cuité teve Prefeito antes de 1937, quando foi restabelecido o município. Thomaz Soares da Costa Campos foi prefeito municipal de Cuité entre 1895/96 e 1900. A partir de 1900 até 1904, os Presidentes dos Conselhos Municipais (assim eram chamados as Câmaras Municipais) acumulavam este posto, já que o cargo de Prefeito municipal foi "extinto" em 1900, sendo restabelecido em 1904. Entre 1900 e 1904 quem ocupava o posto de Presidente do Conselho Municipal cuiteense era o Sr. Jorge Venâncio dos Santos, que de certo modo também poderia ser considerado "Prefeito do Município de Cuité". Já que em 1904 Cuité perdeu o status de sede municipal, sendo "rebaixado para a categoria de simples Distrito, apenas em 1937 esta categoria foi restabelecida.


Fonte :  Jônatas Rodrigues Pereira 
Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.