DAY AFTER , VEREADORES DA SITUAÇÃO EM CUITÉ SÃO DURAMENTE CRITICADOS APÓS VOTAÇÃO DA LOA

Como se deu o processo de votação da LOA na Câmara Municipal de Cuité , não poderia os vereadores da base da atual  situação finalizassem seus  mandatos de forma tão vil , após votar uma emenda reduzindo drasticamente a suplementação orçamentária de 50% para 7% com intuito de inviabilizar o primeiro ano do Governo Charles Camaraense o que  gerou indignação por parte de  populares .


O  deboche ,   gestos de boa parte de  vereadores da atual base de situação que ao sair da casa legislativa de baixo de vaias , desdenharam do povo ao dizer que iria comemorar tomando whisky.

 Ainda na sessão da votação da LOA , servidores da saúde do Movimento “ Queremos Nosso Salário “ que se encontram com seus salários e décimo terceiro atrasados se fizeram presente a sessão , simplesmente foram ignorados  pelos vereadores da bancada de situação e ainda concederam medalha de honra a prefeita .

Um verdadeiro tiro no pé , conseqüentemente os vereadores não imaginavam tanta revolta   popular que tem  aumentado  ainda mais  nas redes sociais no  “ Day after “  pela  forma como foi aprovada a emenda de suplementação ( não sou de acordo com 50% , mas pelo menos 30% )   no  processo  nada republicano dos vereadores alinhados ao esquema político de Bado e Euda .

 Outro fator a ser destacado é que o eleitor de hoje não é o mesmo de ontem , grande parte deles estão atentos aos movimentos dos políticos e se inteirando do que  significa as peças orçamentárias  LOA – LD0 e PPA .

Veja como resume o editor do Blog 

PLANO PLURIANUAL 

PPA- Esse é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. Prevê, entre outras coisas, as grandes obras públicas a serem realizadas nos próximos anos. Ele tem vigência de quatro anos, portanto deve ser elaborado criteriosamente, imaginando-se aonde se quer chegar nos próximos quatro anos. Expressa a visão estratégica da gestão pública.

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 

A LDO é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.Pode-se dizer que a LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA. Algumas das disposições da LDO são: reajuste do salário mínimo, quanto deve ser o superávit primário do governo para aquele ano, e ajustes nas cobranças de tributos. É também a LDO que define a política de investimento das agências oficiais de fomento

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL 

A LOA É o orçamento anual propriamente dito. Prevê os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das estatais. Todos os gastos do governo para o próximo ano são previstos em detalhe na LOA. Você encontrará na LOA a estimativa da receita e a fixação das despesas do governo. É dividida por temas, como saúde, educação, e transporte. Prevê também quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados. Essa arrecadação se dá por meio dos tributos (impostos, taxas e contribuições). Se bem feita, a LOA estará em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo PPA. No caso da União, a LOA também deve ser enviada ao Congresso até o dia 31 de agosto de cada ano. Deve ser aprovada pelos parlamentares até o fim do ano (22 de dezembro), mas não chega a adiar o recesso parlamentar se não for aprovada até lá.Vale notar que todos os três níveis de governo elaboram seus próprios documentos orçamentários, já que cada um possui suas próprias despesas e responsabilidades.


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. Faltam 7 dias para a maior festa democrática da história política de Cuité... a posse do prefeitão moral: CHARLES CAMARAENSE.

    ResponderExcluir
  2. já deu, já eraaaaa, essa gangue tem que sair mesmo, pois pessoas que trata pessoas como pano de chão não merece respeito,muito menos voto!!!!!!!!thauuuuuuu,beijinho no ombro.

    ResponderExcluir
  3. Contagem regressiva FALTAM 6 DIAS P ara A POSSE DE CHARLES

    ResponderExcluir
  4. Vai continuar a mesma merda só muda o nome dá bandidagem

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre esta publicação.