MAUS TRATOS , CORRIDA DE JEGUES NA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NOVA FLORESTA

É comum em festa de emancipação política no nordeste a corrida de Jegues e eleger o mais enfeitado (ornamentado) esquecem de abordar um assunto “ maus tratos” exageram na superexposição do animal, alguns são maquiados e pintados.


Em Nova Floresta, Curimataú paraibano, a festa de emancipação política neste final de semana , não foi diferente alguns Jegues ganharam enfeites e pinturas em suas patas e focinho. 

Na verdade, a utilização de animais para o divertimento do homem é uma afronta aos termos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais (UNESCO/ONU; Bruxelas) a qual estabelece no Artigo 10: “Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal”.

O jegue foi o maior meio de transporte do mundo, transportou até o nosso Senhor, Jesus Cristo.  Hoje ainda explorado nas carroças de burro e nas corridas de Jegues , pelo menos  quando não há maus tratos poderia  até conscientizar a importância dos animais. 

Maus-tratos
A legislação federal proíbe o uso de animais para essa finalidade : De acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998, fica estabelecida a pena de três meses a um ano de prisão às pessoas que tenham abusado, ferido, maltratado ou mutilado animais silvestres, domésticos, domesticados, nativos ou exóticos. Já o Decreto Federal 6.514/2008, reforça a legislação no sentido de que será estipulada multa de R$ 500 a R$ 3 mil por cada animal.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.