SECRETÁRIO DEUSDETE QUEIROGA DIZ QUE OBRA DA BARRAGEM DO JAPI GANHARÁ NOVO RITMO.

O secretário executivo  de infraestrutura e recursos hídricos, Deusdete Queiroga na manhã desta terça-feira (20) afirmou que a obra do Boqueirão do Japi ganhará novo ritmo. 


O secretário admitiu a lentidão dos serviços mesmo após liberação do IPHAN, “ Amanhã teremos uma reunião com a construtora e cobraremos mais máquinas no trecho da obra “.

Ainda segundo Deusdete Queiroga a obra tem recursos garantidos do governo federal e contrapartida do governo do estado.   “ O prefeito de Cuité, Charles Camaraense  nos tem feito contato a respeito do andamento da obra.” disse o secretário. 

No ano de 2014 a obra foi embargada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em virtude da necessidade do projeto se readequar e preservar as escrituras rupestres em um paredão à margem esquerda do rio que seria inundado com projeto anterior. 

A obra do Boqueirão do Japi somada com a futura obra da adutora Transparaíba (levar água do Rio São Francisco) será a maior redenção na segurança hídrica para os municípios da de Cuité e Nova Floresta, inseridos na região com menor índice pluviômetro da Paraíba. 

                            
"O Sítio Arqueológico situa-se a 27 km da sede cuité, na divisa entre Paraíba e Rio Grande do Norte, na localidade Fazenda Retiro, de propriedade das 180 famílias ali assentadas pelo Incra. Trata-se de um paredão na garganta do boqueirão, à margem esquerda do rio, contendo inscrições rupestres nas cores vermelha, ferrugem e preta. O registro rupestre trata-se de um único painel, medindo 5 m de altura por 2,8 de largura, sobre superfície de gnaisse, onde figuram círculos concêntricos, grades, círculos raiados, dígitos agrupados e representações fitomorfas” por Jonatas , historiador. 


Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.