ENQUANTO O ESTADO DO RIO GRANDE NORTE TRANSFORMA HOSPITAIS EM UBS , RICARDO COUTINHO ENTREGARÁ HOSPITAL DO CORAÇÃO NA PARAÍBA

A diferença é enorme na administração da coisa pública  entre os dois estados vizinhos da federação, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ela é sentida a partir das estradas estaduais e  indicadores sociais .  Na área de saúde essa diferença ainda é maior enquanto o Governo do Estado do RN  fecha leitos em Hospitais o Governo do Estado da Paraíba aumenta o número de leitos .




Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público (MPRN) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte recomenda transformar Hospitais Regionais em Unidade Básica de Saúde (UBS).

Na Paraíba o Governador  Ricardo Coutinho abriu mais lentos hospitalares e até o final da gestão entregará  o Hospital Metropolitano de Santa Rita que terá especialidade em doenças cardiovasculares e neurourologicas  , adulto e pediatria.  O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires  as margens da BR 230  se encontra com obras avançadas.  

Já na terras Potiguares o Governo do Estado  com dificuldade financeira para manter a rede de atenção à saúde , a proposta de transformar Hospitais Regionais em UBS será feito um cronograma para revisão e readequação de sete hospitais no prazo de 120 dias, ou a transferência das unidades para as prefeituras municipais. 

A segunda proposta do Governo do Estado do RN de municipalizar os hospitais regionais vem em péssima hora o custo para manter um hospital em condições de atendimento de acordo com a OMS é grande , dificuldade maior ainda com a queda de receita tanto do estado como dos municípios que já estão com a saúde financeira debilitada  , respiram pelos aparelhos desde a  sequencia de queda do  FPM. 

O secretário de estado de saúde do RN, George Antunes, garante que os hospitais não serão fechados e que irá dialogar com as secretarias municipais de saúde dos municípios de Canguaretama, Caraúbas, João Câmara, Acari, São Paulo do Potegti, Angicos e Apodi.

Compartilhe no Google Plus

Quem é Dema Macedo

O Blogueiro Dema Macedo é considerado um líder comunitário dos mais atuantes em sua região no Bessa, com ampla participação nas comunidades ao redor, também foi presidente da Associação de Moradores no Condomínio Valparaíso. Suas ações consiste em fazer a ligação do poder público com as comunidades, procurando solucionar os problemas sociais, de infraestrutura e apoio familiar. Também participa ativamente do cenário político em em Cuité, município onde nasceu.
    Comente por aqui
    Comente com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.