quarta-feira, 18 de outubro de 2017

CUITÉ SERÁ CENTRO DE REFERÊNCIA EM MASTOLOGIA NA PARAÍBA

O município de Cuité, em breve terá um Centro de Imagem de qualidade pelo SUS, revelou a médica mastologista Cristiane Santos. A feliz declaração da médica se deu após uma conversa com prefeito de Cuité, Charles Camaraense (PPS). 


A prefeitura de Cuité fechará parceria com a ONG Mulheres de Peito, e contará com um CR para digitalizar a imagem do Mamógrafo aumentando a qualidade do exame.  A proposta além de levar o exame da mamografia além do Seridó e Curimataú, em parceria com outras regiões.

“ Cuité vai ser  Centro de Referência em Mastologia na Paraíba “ disse Dra. Cristiane.

A Proposta é que até o final de Novembro chegar o CR ( visualização mais detalhada da mama, tendo menor tempo de exposição à radiação)  ainda  realizará pesquisa dentro do Serviço com 05 alunas de mestrado.    

Segundo a médica, agora resta esperar os detalhes burocráticos para colocar em prática o que conversou com o prefeito de Cuité, ela espera fechar convênios com outras prefeituras que tem que bancar as mamografias das mulheres entre 40 e 49 anos. 

A médica disse  que  em torno de 80% dos casos de câncer de mama o diagnóstico é tardio , porém queremos combater o câncer com programas de conscientização , a exemplo de Barretos onde não existe mais casos de câncer de mama avançado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.