quinta-feira, 8 de março de 2018

MULHERES NA POLITICA : RAFAELA E EUDA , NA CORRIDA POR UMA VAGA NA ASSEMBLEIA .

No dia internacional das mulheres, avaliamos o cenário político das mulheres da região do Curimataú com suas pré-candidaturas a  uma vaga na Assembléia Legislativa da Paraíba. 


Embora se diga que as mulheres brasileiras ganharam o direito ao voto no código eleitoral de 1932, previa que as mulheres votavam de acordo com as vontades dos pais, as solteiras e as casadas de acordo com a vontade dos seus maridos. Somente em 1965 que os diretos e obrigações eleitorais foram igualados entre homens e mulheres. 

Somente em 2010 a primeira mulher da região do Curimataú e Seridó a ocupar uma vaga na Assembleia foi Gilma Germano, nas eleições de 2018 duas mulheres pretensas candidatas se colocaram a disputar uma vaga, a ex-prefeita de Cuité Euda Fabiana e a vereadora pelo mesmo município, Rafaela Camaraense. 

Na atual legislatura federal, na bancada Paraibana nenhuma mulher tem representação. Apesar do número de eleitores contabilizarem 51% feminino, ainda é preciso abrir mais espaços para as mulheres, e além de votar as mulheres fazer suas escolhas conscientes e livres de qualquer amarra patriarcal. 

São menos de 140 anos de história da luta das mulheres pela participação política, tem muito caminho pela frente a percorrer para  igualdade de gênero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.