As comportas do Açude Epitácio Pessoa, Boqueirão, estão jorrando água para barragem de Acauã no município de Itabuna na Paraíba. Após judicialização para acabar com o racionamento em Campina Grande, onde o grupo Cunha Lima travou com o Governador Ricardo Coutinho a resposta veio dos céus com chuvas e transposição do rio São Francisco.
O primeiro racionamento em Campina Grande foi no ano de 2014, devido à estiagem prolongada que causou uma situação crítica no Açude de Boqueirão, chegando a apresentar menos de 2,8% da sua capacidade máxima.
Só depois da chegada das águas do Rio São Francisco, por meio da transposição – o reservatório começou a receber significativas recargas de volume de água, saindo do volume morto. O açude do Boqueirão atende Campina Grande e mais 18 cidades paraibanas.
O fim do racionamento em Campina Grande foi alvo de disputa judicial e política , em agosto de 2017 , a juíza Ana Carmem Pereira de Jordão, a pedido da Defensoria Pública de Campina Grande, determinou que o racionamento continuasse. O Governo do Estado recorreu ao TJPB, que suspendeu a decisão da juíza com liminar e liberou o fim do racionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê a sua opinião sobre esta publicação.