quinta-feira, 26 de abril de 2018

PREFEITURA DE CUITÉ DISCUTI PLANO DE MANEJO, ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO.

A Prefeitura de Cuité executará um plano de arborização e paisagismo na cidade, a proposta foi discutida com especialista na área de botânica pela USP ( Universidade de São Paulo),  professor de Ciências Biológicas, Carlos Alberto Garcia. 

Será feito um inventário das espécies existentes no município, e as consideradas exóticas a exemplo do Fícus (Fícus Benjamin) serão substituídas por outra espécie nativa , segundo a gestão a ideia é criar um plano de manejo e iniciar o projeto no período propicio de inverno, assim serão reduzidos os impactos ambientais. 

Urgem os municípios nordestinos, atentar a questão do plantio e cultivo de plantas exóticas.  Deixamos-nos levar pelo crescimento rápido das plantas exóticas, pela sombra ou beleza e não se apercebe que as exóticas como o Fícus e o Nin são invasoras. 

O plantio de mudas geralmente sem orientação técnica, pode ser prejudicial. Nos últimos anos, a árvore conhecida por “ Nim “ tem sido vista com muita freqüência e  pode ocasionar graves problemas ao meio ambiente.  Não é difícil se deparar com essa planta em praças, parques, calçadas e canteiros centrais de ruas e avenidas, segundo especialistas essa espécie causa desequilíbrio ecológico em razão de servir de bioinseticidas, possui toxinas que as impedem de alimento para inúmeros pássaros. 

raizes do ficus 


Nin 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.