quinta-feira, 17 de maio de 2018

EM JOÃO PESSOA , PRÉ CANDIDATA A DEPUTADA , RAFAELA PARTICIPA DA ENTREGA DA MEDALHA " ARIANO SUASSUNA " AO ARTÍSTA PLÁSTICO CÉLIO FURTADO

Na tarde desta quinta-feira(17) no anexo à Câmara Municipal de João Pessoa, o artista plástico, jornalista e escritor paraibano  Célio Furtado recebeu a comenda medalha “Ariano Suassuna” . 


A cerimônia foi bastante prestigiada por amigos e familiares , o autor da propositura vereador Damasinho   justificou  a honraria ao artista como sendo justa e merecida pela contribuição do artista plástico a cultura da capital  paraibana.
Célio Furtado , bastante descontraído relatou seu gosto pela pintura desde cedo e mesmo aos 15 anos de idade  sendo cadeirante devido uma queda de cavalo , foi após tratamento no Sara  em Brasília , e com incentivo de familiares foi capaz de superar as dificuldades . Inicialmente pintava seus quadros em pequenas telas e para aumentar o tamanho da pintura  agrupava  em duas telas , foi quando a habilidade e criatividade do artista aflorou ao pintar em tela maior concluindo seus trabalhos com os quadros pintados de cabeça para baixo. 
Apaixonado pela arte , foi quando teve a ideia em 1979 escrever  uma carta para o então presidente João Figueiredo , nela um pedido de uma bolsa para estudar na Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro   , logo atendido.
“É uma honra estar aqui hoje, fazendo parte dessa homenagem”, afirmou a vereadora por Cuité Rafaela Camaraense (PPS) . Ainda comentou sobre  o reconhecimento das obras  do “Artista da Superação”.

O artista plástico foi apresentado pelo seu irmão , Show Fialho , como um homem que  dedica sua vida à arte.  A comenda “ Ariano Suassuna " é concedida a artistas em destaque com trabalhos na arte e cultura . As pinturas de Célio é um continuo desafio , explora casarios como foi projeto inspirador  da Funjope " Pintando a Cidade " Porto do Capim na cidade velha de João Pessoa , a terceira mais antiga do Brasil ainda na gestão do então prefeito Ricardo Coutinho. . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.