domingo, 26 de agosto de 2018

PESQUISA DATAVOX : JOÃO LIDERA , SEGUIDO POR ZÉ E LUCÉLIO


Ao analisar os números de todas as pesquisas divulgadas para governo do estado se tem a certeza que na Paraíba teremos segundo turno . 
Ao fazer  um comparativo entre a primeira pesquisa do Ibope encomendada pelo sistema Paraíba de Comunicação aliada a Globo , es que serviu de chacota nas redes sociais mais uma vez por não apresentar os números que o eleitorado apaixonado e isento esperava. 

A pesquisa é um retrato momentâneo , serve de amostra da sua imagem congelada e pode entrar no processo de ebulição a qualquer instante . 

Na tarde deste domingo , os girassóis apareceram naquele sol de litoral ao sertão  animados com o resultado da pesquisa Datavox ( encomendada pelo portal PBAgora) com João Azevedo na frente com 26,5% das intenções dos votos , em segundo lugar Zé Maranhão com 20,7% e em terceiro Lucélio com 15,3% e os demais candidatos Tárcio e Rama juntos não somaram  1% das intenções de votos . 

Um dado relevante , na pesquisa do Ibope não divulgada pelo sistema Paraíba de Comunicação foi a pesquisa espontânea  apenas a estimulada  o pesquisador apresenta os postulantes e indaga em quem o entrevistado votaria?  Na espontânea do Ibope João Azevedo aparece em primeiro lugar  cai para terceiro na estimulada  o que contradiz os números. 

Enquanto a pesquisa Datavox ouviu 2 mil eleitores a do Ibope pouco mais de 800 .  Pelo andar da carruagem , olhe que vai chegar logo pelo curto espaço de campanha será o seguinte : João Azevedo liderando todas as pesquisas menos a do ibope. Nessa guerra entre pesquisas ,  cada um com seu modal , nos dias de hoje elas enfrentam um eleitorado com perfil mais  aguçado pela politica , exatamente por não nela.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.