quinta-feira, 15 de novembro de 2018

PARQUES LINEARES PARAHYBA SÃO REFÚGIOS DA ROTINA NO GRANDE BESSA

O projeto do Parque Parahyba compreendem a extensa área do Aeroclube e as áreas de preservação permanente (APP) que margeiam os canais do bairro do Bessa, dois parques lineares já saíram do papel e o Governo do Estado assumiu uma demanda do município e construiu os Parques 1 e 2 no bairro Jardim Oceania. 

Os moradores estão na expectativa da continuidade do projeto com a segunda etapa, parques 3 e 4 nos trechos dos canais próximos a Igreja Mãe Rainha e do terminal de ônibus do Val Paraíso. 

Qual foi a última vez que você se sentou em um parque ou foi praticar atividade física?  Com o dia a dia de trabalho, muitos residem em condomínios verticais e a melhor opção é o Parque Parahyba. “ Com a construção do Parque Parahyba as pessoas mudaram de endereço sem sair do lugar” disse um frequentador do Parque. 

Os parques contam com ciclovias, calçadas, praças, mini cidade, áreas de vivencia, quadras de esportes, iluminação de led em um deles um anfiteatro e feirinha que acontece todos os sábados no largo da Igreja Nossa Senhora do Nazaré . Os moradores criaram o pé de livro e a geladeiraoteca onde são realizadas atividades culturais no Parque 1. 



O que era um lugar ermo que servia de  depósito de lixo e material descartável de construções  se transformou  no melhor local para entretenimento  em área verde que está sendo resgatada pelos próprios moradores, através de um Comitê Gestor independente do poder público, criado por  voluntários que cuidam dos parques. 

O Parque Parahyba tem se transformado na vitrine das espécies de flora  e fauna, nele existe a proteção do ninho das corujas e o plantio de árvores da mata atlântica e frutíferas tem atraído cada vez mais pássaros.  

As quadras de esporte são utilizadas por moradores e projetos sociais são desenvolvidos como “Pé na Areia “ de futebol, Vôlei e Basquete de rua. Uma vez por mês as crianças do Instituto dos Cegos da Paraíba vão pedalar de bicicletas, dentro do projeto “ Pedal Inclusivo “ do Conselho de Segurança do Bessa  (CONSEG). Tutores de animais usam o parque para passear com seus pet´s , várias campanhas educativas já foram realizadas pelo Comitê no intuito da necessidade de limpar as fezes , para isso o parque conta com saquinhos nos cocoletores.

A cada mês o Comitê realiza em parceria com coletivos que visem a sustentabilidade ações nos parques na abertura da primavera foi realizada a I Virada Cultural. Para o primeiro sábado do mês de Dezembro (8/12) será realizada a Feira Criativa, para semana natalina está sendo elaborada uma vasta programação religiosa, solidária, cultural e educação ambiental à comunidade em geral. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.