terça-feira, 25 de dezembro de 2018

CARIBESSA , TARTARUGAS MARINHA E PARQUE PARAHYBA EM UM SÓ LUGAR

O bairro do Bessa vive uma nova ambiência com seu paraíso natural e  reflorestamento . A Biodiversidade pode ser encontrada no grande Bessa que é  subdividido em Jardim Oceania , Bessa e Jardim Aeroclube .

O bairro conta com praia e parque urbano.  Na praia  do Bessa  além de desfrutar de uma  praia limpa , você pode acompanhar o nascimento das tartarugas marinha. Outra opção também é conhecer as águas cristalinas do Caribessa  chegando lá por  caiaques ou stand up paddle.

 . Além da Área de Preservação Ambiental (APA) em sua faixa litorânea o bairro  está sendo reflorestado através dos Parques Lineares Parahyba onde um Comitê Gestor formado por voluntários plantam e cuidam de pelo menos 500 mudas de árvores . São  várias espécies  plantadas entre elas frutíferas que aos poucos tem devolvido o verde e habitat natural da fauna de várias passariformes  como o canário-da-terra (Sicalis Flaveola) . No Parque é feito a proteção e monitoramento  dos ninhos das corujas buraqueiras ,  esse ano de 2018 pelo menos 16 filhotes deram vida nos Parques 1 e 2   " Esse contato com a natureza desperta a consciência ecológica em cada morador ou vistante " disse um membro do Comitê .  

É necessário trabalhar a educação ambiental , se jogar lixo ( plásticos) na praia  as tartarugas podem ser as maiores vítimas. O bairro do Bessa é cortado em seu eixo por quatro canais onde estão sendo margeados pelo Parque Linear Parahyba , eles captam águas pluviais e nesses canais tem vida , várias especeis como cágados e peixes.  Infelizmente esses canais são vistos com lixos descartáveis , provenientes das ruas. 


Os moradores entre eles ligados a questão da segurança e ambiental promoveram um abaixo assinado e   a Aeronáutica foi instada  e tem mantido o Aeroclube do Bessa interditado por mais de um ano . 

 " Que o Aeroclube possa ser relocado , até mesmo por não ter como operar , diante do cone de voo violado por edificações e que nessa área seja construído o Eco Parque Parahyba " desse  Dema Macedo, Gestor Voluntário do Comitê Parque Parahyba .

" O bairro do Bessa deve ser interligado por ciclovias , cinturão verde como eco praças  , eco bosques  em razão do fenômeno adensamento urbano e áreas como a do Aeroclube não pode ser subutilizada nem depois utilizadas para edificações e sim por um Parque para se evitar ilhas de calor e proporcionar mais qualidade de vida " completou Dema .



Imagens : Instagram Parque , Escritório Caribessa e Gajiru .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.