sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

PROTEÇÃO NINHOS DAS CORUJAS NO PARQUE PARAHYBA

Ao caminhar, correr ou passear pelos Parques Lineares Parahyba 1 e 2 , no grande Bessa  você se depara  com áreas de isolamento , delimitando com uma rede de proteção , cinturão aos ninhos da coruja-buraqueira ( Athene cunicularia) . 

Essa é uma iniciativa do Comitê Gestor Voluntário Parque Parahyba que visa a proteção dessa espécie no Parque , ao longo do ano alunos de várias escolas são convidas a conhecer os ninhos das corujas e aprender a necessidade de proteger a fauna .

O Comitê Gestor Voluntário é formado por moradores que desde a implantação dos Parques Lineares abraçaram a causa e estão mobilizados em várias ações pelo ´parque´entre elas a recuperação da flora e proteção da fauna.  

As áreas dos canais do Bessa que antes servia de local para descarte de lixo se transformou numa área de vivência e entretenimento , despertou nos moradores o sentimento de pertencimento . Usuários do parque são jardineiros voluntários , pelo menos 500 arvores nativas entre elas frutíferas foram planadas dos dois parques . 

 "  Estamos dialogando com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM)  de João Pessoa para que seja transformada toda poligonal do Parque Parahyba , incluindo os canais e a área do Aeroclube numa Unidade de Conservação -UC e assim avançar nas questões de proteção da fauna e recuperação da flora nativa do bairro nas áreas abertas , proporcionando assim qualidade de vida ". Dema Macedo. 

imagem :BRUNO STEINBACH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.