sábado, 6 de julho de 2019

PELA MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO NO CURIMATAÚ

Os municípios de Cuité e Nova Floresta região do Curimataú Paraibano lideraram as estatísticas de acidentes fatais no período junino.  

 Pelo menos duas mortes foram registradas na BR 104 trechos entre Cuité  , Nova Floresta e Jaçana-RN.  Alguns  acidentes foram contabilizados com ferimentos leves , outros com registro de entrada no Hospital de Trauma de Campina Grande.  

No início deste mês de Julho , mais um acidente : Caminhão Pipa capotou na ladeira do Campo Comprido em Cuité no início da noite da sexta-feira(05) , as vitimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital de Trauma de Campina Grande. 

O grupo Amigos do Trânsito do Curimataú  -ATC . alerta a necessidade de aplicação da Lei 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que ressalta em seu artigo 24 a obrigatoriedade da gestão municipal do trânsito , descrevendo as competências do órgão executivo de trânsito Municipal.  

Nelas estão incluídos o planejamento , a operação e a fiscalização do trânsito e outras competências. Todos os municípios da região do Seridó e Curimataú paraibano não possuem seu trânsito municipalizado , observamos uma enorme deficiência e necessidade deste serviço para população . Veículos estacionados em todas as posições , condutores não habilitados pondo em risco o direito à vida de outros motoristas e pedestres , veículos andando de maneira irregular das mais variadas formas possíveis . 

Quando não há fiscalização , abre-se margem para veículos furtados ou roubados circularem dentro do município ocasionando assim um aumento na criminalidade. 

 É tarefa dos vereadores e senhores prefeitos visualizar essa demanda coletiva . É de responsabilidade do administrador público  ( PREFEITO) municipalizar o trânsito.  O processo de municipalização é simples , pouco oneroso e requer de infraestrutura mínima , não faz se não tiver interesse. Aplicar a engenharia,  fiscalização   e educação de trânsito para ofertar melhorias de mobilidade urbana com trânsito organizado.  

 Nos municípios da região do Curimataú a policia militar tem feito praticamente tudo nas ruas , além do policiamento preventivo , ela tem feito o trabalho de atribuição de  agente de trânsito municipal, policial rodoviário estadual e federal . 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.