sexta-feira, 11 de outubro de 2019

PAU-BRASIL A ÁRVORE DA CORRIDA DOS PARQUES

Projeto ambiental “Corrida dos Parques” dentro da programação da Virada Cultural Sustentável dos Parques Parahyba ajudou a diminuir o desmatamento e estimular o reflorestamento voluntário.  

 O Pau Brasil é uma árvore nativa e foi quem deu origem ao nome do nosso país. Por mais de 375, o extrativismo do pau-brasil aconteceu em todo o país, até que a árvore foi declarada patrimônio nacional em 1978, através da Lei n.6.607, que ainda estipulou o dia 3 de maio como data oficial da árvore, que é a única protegida por lei em terras tupiniquins.  

" Plante uma árvore correndo"  proposta  da primeira Corrida dos Parques fez um apelo ambiental da urgência de se plantar árvores e antes de iniciar a prova da corrida, um dos aquecimentos dos atletas foi plantar árvores.   

A Corrida dos Parques em João Pessoa promoveu no dia 06 de Outubro um plantio urbano coletivo com os atletas antes da largada da corrida.  Foram plantadas ao longo do canal ( rio Jaguaribe) no Parque Linear Parahyba pelo menos 150 árvores nativas entre elas o pau-brasil.  

Estamos  no período de primavera,  período  cada vez mais quente por diversos fatores do aquecimento global, então além de plantar é preciso regar.  

No pós corrida o gestor voluntário do Comitê Parque Parahyba , Dema Macedo e demais membros do Comitê tem envidado esforços na mobilização de moradores do bairro para para adotar uma ou mais árvores e regar as  plantas da Corrida dos Parques.  

Uma atleta que fez  5 km  na corrida ,   tem vindo de outro bairro transportando  5 litros de água para regar a árvore que ela plantou e  adotou.  É fundamental despertar na comunidade o sentimento de pertencimento, ajudar a reflorestar é cuidar desde o  plantio. 


 A proposta da Corrida foi em plantar uma árvore na grande João Pessoa a cada atleta inscrito na prova. Dos 500 atletas na corrida , já foram plantadas mais de 200 árvores somente na área de preservação permanente do Parque linear Parahyba. O plantio está sendo ordenado, seguindo as orientações técnicas da Cartilha de Arborização Urbana da Secretaria do Meio Ambiente do município de João Pessoa (SEMAM).  

A corrida dos Parques contou com vários parceiros com perfil pela sustentabilidade como o Governo do Estado , através da PBGás e  Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool ( SINDALCOOL-PB)  no estimulo do uso de etanol como combustível limpo e renovável  .  

As mudas de árvores  foram uma doação do Ferreira Costa para o Parque Parahyba dentro do programa " Por Um Mundo Melhor , Boas Práticas Ambientais".







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.