sábado, 16 de novembro de 2019

INTERVENÇÃO URBANA :É DO BAIRRO QUE SE CUIDA

A praça do Parque Parahyba 1 no Bessa , está de cara nova.  Na manhã de 15 (sexta) de novembro , em um mutirão de pintura realizado pelo projeto “ É do Bairro que se Cuida” através do Comitê Gestor Voluntário do Parque Parahyba , o colorido tomou conta do Parque . Há mais de dois anos de inaugurado o Parque , sem manutenção da prefeitura o comitê tem mobilizado moradores para cuidar dos parques. 

O projeto é do Bairro que se cuida tem se intensificado pelo bairro do Bessa  , com intervenções urbana.   Engajando e mobilizando o pessoal   nas melhorias  do grande Bessa , moradores tem solicitado que o projeto seja replicado em seus bairros .    

O idealizador do projeto , Dema Macedo  pretende realizar worKshop colaborativo em que os moradores possam relatar seus sonhos e opiniões para melhoria da sua comunidade , além de planejarem a respeito dos mutirões.    

Sempre postamos vídeos e além de enviá-los para as autoridades das pastas do executivo  com  reivindicações  tapa buraco , pavimentação , esgotamento sanitário , reposição de lâmpadas , segurança pública entre outras demandas

Somente em dois meses o projeto  #édobairroqsecuida  em parceria com empresas plantou mais de 600 mudas de árvores nativas pela  grande João Pessoa .  As árvores são doadas na condição de ser adotada .   “ Plantar e cuidar , são espécies nativas onde acompanha uma cartilha de orientação do plantio urbano da Semam JP” disse Dema Macedo. 

As atividade de plantio de árvores , mutirão de limpeza e pintura faz com que os moradores comecem a ver o inicio da mudança de sua rua . É momento que desperta nele a transformação que está acontecendo no local , que se começa a ver o brilho nos olhos das pessoas .   

 Além de atividades esportivas , ações em defesa da paz no trânsito  o projeto   “ É do bairro que se cuida “ não é uma ONG , nasceu com a proposta de mobilização e  participação espontânea de empresas e moradores nas ações efetivas pelo bairro .    O projeto incentiva a realização de eventos com práticas sustentáveis com apoio a horta urbana , oficinas sustentável ,  compostagem  e redução do uso de sacolas de plásticos nos eventos onde tem a marca #édobairroqsecuida   .  

 Nos dias 7 e 8 de Dezembro será realizada a primeira Feira das Pulgas em João Pessoa no Parque Parahyaba , você vai encontrar antiguidades, brechós , peças vintagens , artesanato, objeto de decoração e moda .Muita música , esporte , educação ambiental , gincana, exposição de carros antigos e gastronomia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre esta publicação.